Política
Entre Políticos
"O problema do INEM é a falta de liderança"
O PS não tem dúvidas que de que os problemas do INEM vão continuar enquanto a questão da liderança do Instituto de Emergência Médica não for resolvida. No programa Entre Políticos, da Antena 1, a deputada do PS, Sofia Andrade e o deputado social democrata Francisco Sousa Vieira trocaram acusações de responsabilidade sobre o estado do SNS e a crise no INEM. Bernardino Soares do PCP e Joana Cordeiro da IL sublinham que o desinvestimento tem anos.
Fotografias de Gonçalo Costa Martins
"Houve um grande desinvestimento no INEM, ao longo dos últimos anos”, sublinha Joana Cordeiro, deputada da Iniciativa liberal ao justificar a proposta de criação da comissão parlamentar de inquérito ao INEM que vai ser viabilizada pelo PSD, apesar dos social democratas discordarem da iniciativa.
Para Bernardino Soares, do PCP, as responsabilidades devem ser partilhadas pelo PS e PSD: “o INEM foi profundamente depauperado nos seus meios desde o tempo da troika”.
A socialista Sofia Andrade critica a falta de estabilidade na liderança do INEM ao lembrar que o Instituto Nacional de Emergência Médica teve três presidentes em 14 meses: “quando não há liderança é impossível haver uma boa gestão”.
"Se o Estado não consegue manter ambulâncias como manter helicópteros?"
Em relação à polémica dos helicópteros, Bernardino Soares defende que, face à dificuldade nos concursos públicos, o INEM deveria investir em meios próprios à semelhança do que aconteceu na protecção civil.
Joana Cordeiro, da Iniciativa liberal contesta a proposta de Bernardino Soares. A deputada da IL lembra a dificuldade do Estado em fazer a manutenção de meios próprios.
Para o deputado social democrata, Francisco Sousa Vieira, não pode haver complexos, o importante é que os meios sejam "o mais barato possível com a máxima qualidade possível".
A socialista Sofia Andrade responsabiliza o governo pelo atraso no concurso público e lembra as dificuldades que se mantêm para os helicópteros aterrarem na maioria dos heliportos.